O que nós fazemos?

Planejamento

Fase inicial para determinar os caminhos do processo e retirar todas as dúvidas.

Execução

Contando com uma equipe multidisciplinar; cuidaremos de todo o processo documental junto aos órgãos competentes.

Documentação

Garantimos 100% das entregas e o pagamento principal pelo serviço só ocorre conforme os resultados são apresentados ao cliente.

Levantamentos Topográficos​

O Levantamento topográfico é parte do processo de Registro/Homologação de um Aeródromo ou Heliponto. Consiste no levantamento detalhado do entorno do Aeródromo ou Heliponto, com georeferenciamento da área e de todos os pontos notáveis no entorno (prédios, torres, antenas, etc).

A partir dos dados, é confeccionado um lado assinado por topógrafo que irá compor o compêndio de documentos dos processos no DECEA e ANAC.

Contando com profissionais capacitados para todas as etapas do Registro/Homologação, a Norte Sul Consult cuidará de todo o processo documental junto aos órgãos competentes.

Plano Básico de Zoneamento de Ruído ​

Todo aeródromo civil público deve ter obrigatoriamente um Plano de Zoneamento de Ruído que será registrado pela ANAC nos termos do RBAC nº 161. (Redação dada pela Resolução nº 609, de 23.02.2021). Além disto, A ANAC poderá solicitar a elaboração ou a revisão de um PEZR a qualquer aeródromo.

Conforme o RBAC nº 161, para fins de sanção, considera-se que o operador incorre em nova infração a cada ano calendário subsequente ao vencimento do prazo estabelecido para apresentação da documentação requerida, caso ainda não tenha obtido o registro do PEZR. Os valores de cada infração podem variar de R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00 por constatação de infração.

Contando com profissionais capacitados, a Norte Sul Consult confecciona todas as plantas relativas aos PBZR bem como o mapa da região do aeródromo de acordo com o exigido pela legislação específica.

Análise de Objeto Projetado no Espaço Aéreo​
Como parte do processo de Registro/Homologação de Aeródromos ou Helipontos ou viabilidade de construções de edificações, antenas, torres de telefonia ou alta tensão, está a análise de algum OPEA.

Desta forma, os novos objetos ou extensões de objetos existentes que devem ser submetidos à análise do COMAER, descritos na ICA 11-408, que dispõe sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo são aqueles que possam afetar adversamente a segurança ou a regularidade das operações aéreas.

O interessado deverá submeter os dados do seu OPEA ao Órgão Regional do DECEA. Se enquadrar nos casos que devam ser submetidos à análise do COMAER, deve ser realizada a abertura de processo junto ao órgão. Não se enquadrando nos casos que devam ser submetidos à análise do COMAER, o interessado receberá um documento de inexigibilidade.
Confecção de Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos ou Helipontos​

Conforme estabelecido pela ICA 11-408, os administradores de aeródromos deverão enviar, ao órgão regional do DECEA, junto com demais documentações, os desenhos dos Planos Básicos de Zonas de Proteção de seus respectivos Aeródromos ou Helipontos, juntamente com o levantamento e indicação de todos os obstáculos que porventura violem seus gabaritos.

Contando com profissionais capacitados, a Norte Sul Consult confecciona todas as plantas dos Planos Básicos de Zonas de Proteção exigidos para o Registro/Homologação de Aeródromo ou Heliponto.

Laudos Técnicos de viabilidade de altura máxima para edificações, antenas, torres de telefonia e alta tensão​
Considerando as determinações estabelecidas por instrução específica da aeronáutica, ICA 11-408 (Restrições aos objetos projetados no espaço aéreo), aplicada a quaisquer bens, privados ou públicos, que impõe restrições a objetos projetados no espaço aéreo que possam afetar adversamente a segurança ou a regularidade das operações aéreas, tais como edificações, torres de transmissão de energia elétrica, antenas, mastros, linhas elétricas e cabos suspensos, entre outros, se faz necessário, antes da construção um estudo de viabilidade técnica para parecer do órgão aeronáutico competente.

A Norte Sul Consult realiza todo o processo relativo ao estudo de viabilidade, gabarito de altura e processos juntos ao COMAR para autorização relativa aos Objetos Projetados no Espaço Aéreo.
Construção, Reforma e Regularização de Aeródromos e Helipontos

Seja numa propriedade de pessoa física, numa empresa ou no topo de um prédio, ter um heliponto ou uma pista de pouso é algo totalmente possível e viável.

Na rápida evolução dos meios de transporte, a aviação foi a área que mais se destacou. Estamos vivendo uma época em que optar por viajar de carro ou avião/helicóptero não é mais uma questão de luxo e sim de ganho de tempo, praticidade, etc.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil conta com uma frota de mais de 2 mil helicópteros. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a cidade de São Paulo possui a maior frota do transporte no mundo inteiro. Hoje, por exemplo, a capital paulista tem mais helicópteros que Nova York, nos Estados Unidos.

O Brasil também está à frente de países como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile, no que diz respeito ao mercado de aviação executiva na América Latina. Apenas na Capital Paulista existem mais de 260 helipontos, dos 427 do País.

Para uma empresa, ter um heliponto ou uma pista de pouso, além de agregar valor ao empreendimento e  abrir portas para novos clientes, coloca a empresa numa categoria superior de negócio.

Para as construtoras que, segundo normas técnicas da construção civil, prédios residenciais acima de 100 metros ou comerciais acima de 75m precisam optar por heliponto elevado ou um 3o elevador de segurança, a primeira opção representa uma economia considerável além de permitir um maior aproveitamento de área construída e elevar a categoria do empreendimento.

Para todas as possibilidades acima, a Norte Sul Consult presta assessoria para a definição do projeto, passando pela construção e também na homologação junto aos órgãos competentes.

Elaboração de projetos de construção

Antes de iniciar a construção de um aeródromo ou heliponto é preciso seguir alguns passos. A correta escolha do local é o primeiro passo a ser tomado e é de suma importância para a operacionalidade do aeródromo ou heliponto. Esta escolha depende de diversos fatores como a topografia, análise de obstáculos existentes, a proximidade com outros aeródromos, a predominância de ventos e inclusive a previsão de expansão futura das edificações afetas.

Por se tratar de uma área bastante específica, nem toda empresa de engenharia está habilitada para construir um aeródromo ou Heliponto. Visando evitar qualquer irregularidade na construção ou necessidade de correções depois de pronto, a Norte Sul Consult presta assessoria técnica especializada, relacionada ao fornecimento de dados, informações e plantas que se fizerem necessárias para a confecção dos projetos de construção.

I - Orientação Geográfica, resistência do pavimento, dimensões e tipos de piso, declividade, elevação e coordenadas geográficas da pista de pouso e decolagem;

II - Localização, configuração, dimensões, resistência e tipos de piso das pistas de táxi e dos pátios de aeronaves;

III - Construção ou ampliação de edificações na área operacional dos aeródromos

A Norte Sul Consult elabora projetos de construção de aeródromos e helipontos e monta os processos para homologação e registro do seu aeródromo ou heliponto junto à ANAC e ao Comando da Aeronáutica.

Registro e Homologação de Aeródromos e Helipontos

Conforme regulamentação específica dos órgãos aeronáuticos, a construção de áreas destinadas a pouso e decolagem e movimentação de aeronaves e a modificação de suas características dependem de autorização prévia.

Construído o aeródromo, o interessado deve obter o Parecer do COMAER acerca da segurança da navegação aérea e, após obtenção desse documento, protocolar na ANAC a solicitação de inscrição cadastral de aeródromo.

A inscrição de aeródromo no cadastro abrange os processos de:

I – homologação, no caso de aeródromo público;

II – registro, no caso de aeródromo privado.

Atuando como representante legal do proprietário ou explorador do Aeródromo ou Heliponto, a Norte Sul Consult cuidará de todo o processo documental junto aos órgãos competentes.

Caso o cliente ainda não tenha definido o projeto do Aeródromo ou Heliponto, a Norte Sul Consult, através de empresas parceiras presta toda a assessoria para o estudo da viabilidade do local, elaboração do projeto e construção do aeródromo ou heliponto. (colocar link para o próximo serviço)